Combustível a partir de resíduos de uísque

Já pensou em um combustível que funciona a partir de uma bebida? Foi essa pesquisa que os cientistas da universidade escocesa de Napier, em Edimburgo, desenvolveram. Os estudiosos criaram um novo biocombustível para automóveis que deve gerar 30% mais potência do que o etanol. E o mais incrível? Ele é produzido à base da refinação dos resíduos procedentes da fabricação de uísque.

Além da maior eficiência, os cientistas ainda apontam outra vantagem. Com o novo combustível, ao contrário do que ocorre com o etanol, os motores dos automóveis não precisam ser alterados para utilizar o biobutanol em lugar de derivados de petróleo. E, além de funcionar como combustível, o biobutanol também pode ser utilizado para fabricar outros bioquímicos ecológicos, entre eles a acetona.

O novo combustível foi criado a partir dos dois principais subprodutos gerados na fabricação do uísque: o “pot ale”, que é um líquido remanescente nos alambiques de cobre após a destilação; e os restos dos grãos utilizados, como a cevada.

Registros mostram que a indústria do uísque maltado produz anualmente 1,6 milhões de litros de “pot ale” e 187 mil toneladas de restos de cevada. Pensando através desses números, os cientistas chegaram à conclusão que todo esse material poderia ser transformado em combustível, para ser utilizado puro ou em combinação com petróleo ou diesel.

FONTE: revistagloborural.globo.com

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram