O que é NR10? Está aqui uma pergunta comum e que realmente fala sobre um dos campos mais comentados de toda a área da eletricidade. Então confira hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Escolher uma profissão não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. Afinal de contas todos temos sonhos desde criança, porém ao encontrar o mercado de trabalho as coisas mudam.
Normalmente o ideal é apostar em uma área promissora, com várias vagas disponíveis e que tem espaço para crescimento. E claro, é necessário gostar do que se está fazendo.
Sendo assim muitas pessoas migraram sem nem pensar duas vezes para a carreira de eletricista. A ideia é trabalhar com algo que tenha possibilidades amplas, e que com o tempo te ajude a empreender.
Mas como qualquer outro ramo do trabalho ele está constantemente se atualizando. Seja por novos equipamentos, seja por conta de tecnologias descobertas ou desenvolvidas, a área da eletricidade é uma das que mais irá se abrir para novos profissionais.
Entretanto ela também vai exigir que a pessoa se mantenha capacitada e disponível para o trabalho. Não é de hoje que muitos perdem ótimas oportunidades por simplesmente fazerem "corpo-mole" e acabarem deixando de crescer.
A norma NR é sem dúvida um dos temas centrais para quem quer se manter relevante para o mercado de trabalho.
Além disso, o domínio da norma em si é um excelente meio de fazer com que seu trabalho seja mais seguro e produtivo.
Sendo assim hoje gostaria de falar um pouco mais sobre o que é NR10. Esperando que você consiga atingir excelentes resultados em seus trabalhos.
Lembrando que qualquer dúvida sobre o que for tratado aqui pode ser perguntada nos comentários. Assim que der eu te trago uma resposta satisfatória.
Vamos começar?
O que é NR10?
NR 10 é a abreviação de Norma Regulamentadora 10, que é uma espécie de lei que regulamenta a segurança e prevenção de acidentes para os funcionários da eletricidade.
Seja qual for a sua atuação como eletricista, se é alguém que faz pequenas manutenções residenciais ou mesmo instalações de grandes empresas, segurança é um fator importante.
A eletricidade é uma poderosíssima força da natureza, e sem dúvida não deve ser levada como uma brincadeira. Pegadinhas inconsequentes, ou mesmo tentar resolver pequenos problemas elétricos sem conhecimento básico, podem levar a resultados terríveis.
Segundo as últimas pesquisas, aproximadamente todos os dias ao menos 2 pessoas morrem por conta de um acidente com eletricidade.
Não me entenda mal, a eletricidade não é nem de perto uma vilã. Ela nos proporciona vários recursos completamente essenciais para a nossa sociedade.
Um hospital moderno sem eletricidade dificilmente conseguiria realizar os milagres. Vários produtos não poderiam ser produzidos, e teríamos outras dezenas de problemas.
Entretanto é válido dizer que ela possui leis e regras que a fazem ser o que é. Ignorar isto com péssimas práticas profissionais podem te fazer correr riscos.
Então a necessidade de que regras de segurança gerais fossem criadas acabaram por impulsionar o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) a criar a NR10 na década de 60.
Desde aí várias reformulações, correções e atualizações têm sido entregues para um melhor resultado no campo de trabalho.
Acredite você ou não, mas definitivamente existem bases teóricas e práticas para sustentar todas as recomendações.
A importância da NR10
Como se trata de uma norma, ela acaba tendo peso quase como de lei. Então muitos certificados da empresa, até mesmo alguns alvarás de funcionamento, irão depender completamente da adequação.
Então é muito normal ver empresas investindo um bom valor para capacitação, principalmente nesta área.
Saber o que é NR10 se tornou algo completamente necessário para quem quer se manter relevante no campo de trabalho da elétrica.
Alguns dos motivos são:
1 - Segurança
Parece uma questão um tanto quanto óbvia, entretanto conhecer a norma NR10 é fundamental para que você consiga ter tranquilidade ao trabalhar.
O risco para funcionários liberais acaba se tornando altíssimo, já que eles muitas vezes não contam com seguros. E até mesmo os que possuem alguma forma de previdência ou algo semelhante correm riscos de não receberem o suficiente para reparar danos.
Afinal de contas acidentes com eletricidade podem ser incapacitantes e fatais. E quando a pessoa precisa administrar alguma forma de proteção financeira, normalmente ela deixa a desejar.
Sem contar o fato de que ninguém quer sofrer um acidente.
Então seguir a NR10 é uma das garantias mais fortes para que você tenha êxito na sua carreira.
2 - Destaque no mercado (para o profissional)
Para quem está procurando um novo emprego ou carreira, precisa entender que várias empresas irão ficar de olho nos mais capacitados.
Ter um diploma de conclusão de algum curso muitas vezes não passa nem perto do necessário. Entretanto aqui teremos uma garantia de que você terá uma excelente prova de que é uma pessoa que sempre se atualiza.
O processo de manter seu currículo atualizado é definitivamente um ponto positivo para qualquer recrutador.
Sem contar o fato de que uma empresa dificilmente deseja um profissional que pode trazer riscos. Acidentes de trabalho são um grande buraco sem fundo de prejuízos em qualquer estabelecimento.
Afinal de contas além do prejuízo financeiro que pode ser grave, existe o dano em questões humanas que podem ser irreparáveis.
Treinar um profissional nem sempre sai barato, então é mais fácil contratar alguém que já tenha conhecimentos básicos de normas de segurança.
3 - Destaque no mercado (para a empresa)
Certificações e selos de qualidade ajudam qualquer empresa a se destacar no mercado. Manter um controle de qualidade com ISOs e outras avaliações é crucial para quem quer crescer.
Por isso é comum que as empresas contratem treinamentos massivos para capacitar completamente profissionais dentro das normas necessárias para conquistar o NR10.
Saber o que é NR10 é uma coisa, agora fazer seus funcionários praticamente é outra história. Por isso é normal que treinamentos e reciclagens sejam feitos constantemente.
Muitas vezes um certificado pode ser o ponto que faltava para um licitação ou conquista de um cliente.
Afinal de contas nenhuma empresa vai querer problemas e acidentes sérios acontecendo em seu ambiente.
O que a NR10 busca evitar?
São vários os acidentes que podem ser causados quando você não segue os padrões corretos. Basicamente todos eles são acompanhados de instruções específicas.
Vou listar agora os principais problemas que um profissional de elétrica pode encontrar, desde os mais raros até os mais comuns. Lembre-se, cada um deles pode ser um problema em especial!
1 - Animais potencialmente perigosos
Pode parecer estranho, mas este é um risco até comum de todos os profissionais que precisam acessar redes de eletricidade ou instalações fora de um regime urbano.
Desde cabos de alta tensão até mesmo quadros de energia mal vedados, podem acabar trazendo riscos reais com a presença de alguns animais.
Um exemplo muito comum são as abelhas de ferrão, vespas e marimbondos. Essas espécies muitas vezes fazem suas colmeias em postes, quadros de energia, redes de alta tensão e semelhantes.
O problema é que você não irá conseguir invadir o território delas e sair ileso. Sem contar quando você não percebe a presença delas.
Saber primeiros socorros, contar com um parceiro e ter conhecimentos básicos podem ser vitais.
2 - Explosões e chamas
É muito comum que redes com níveis muito grandes de energia apresentem vários riscos adicionais. Um curto circuito, por exemplo, pode acabar elevando a potência do fluxo em um nível que resulte em chamas.
E acredite, várias instalações de alta potência podem estar expostas em ambientes como fábricas, que muitas vezes podem ter produtos inflamáveis.
Acidentes que causem incêndios e explosões são completamente sérios. Saber como agir pode te trazer simples atitudes que resolvam o problema antes de começar.
3 - Arcos voltaicos
Quando se trabalha com uma grande quantidade de energia você pode ter um fenômeno interessante, e perigoso acontecendo.
Ao conectar e desconectar cabos ou junções ainda ligadas é possível encontrar um feixe visível de energia conectando os dois extremos.
Isto acontece porque a alta potência permite a passagem de elétrons mesmo através de um material completamente isolante.
O que muitas vezes é difícil ou imperceptível, mas pode se tornar mais forte dependendo da quantidade de corrente e tensão presentes.
Seu grande problema é que este feixe de energia pura e simples vai ter uma altíssima temperatura. Causando possíveis queimaduras, e até mesmo iniciando incêndios ou explosões.
Em alguns casos é até mesmo possível encontrar choques causados pelo seu corpo se tornar o novo condutor.
4 - Choques elétricos
O acidente que envolve choques elétricos é de longe o mais comum. É difícil nunca encontrar alguém que tenha passado sem experimentar qualquer tipo de choque.
Em um mundo com eletricidade por todo lado, este é sem dúvida uma das sensações mais comuns para quem mexe em circuitos e instalações desprotegidos.
Entretanto é válido notar que é um dos riscos mais comuns, com o maior número de óbitos na classe da profissão. Afinal de contas a confiança muitas vezes abre brecha para descuidos.
O dano pode ser de quase inexistente, com apenas um susto, até o próprio óbito. Isto vai variar da quantidade de corrente presente.
Um choque vai ocorrer quando seu corpo se torna um condutor de eletricidade. Muitas vezes este problema vai trazer danos como queimaduras e até mesmo problemas musculares.
Qual a principal causa de acidentes?
Um acidente não acontece por vontade própria da vítima, senão o nome do fato seria outro. O que muitas vezes acontece é que alguns fatores repetitivos se tornam um problema para sua segurança.
Com isto você fica susceptível a sofrer problemas sérios.
É normal que você encontre problemas sérios nos seguintes casos:
Manutenção em rede energizada
Sempre que uma manutenção em uma instalação, aparelho ou circuito acontecer, o primeiro passo deve ser desenergizar a rede.
Parar o funcionamento de máquinas e outros dispositivos pode realmente ser um prejuízo para a empresa. Entretanto o profissional que se envolver neste tipo de ação corre riscos sérios.
É melhor tomar o prejuízo da paralisação dos equipamentos do que expor um colaborador a um acidente. Sem contar o fato de que é bem comum que mais pessoas acabem envolvidas.
Muitas vezes o próprio profissional se sente confiante em executar a tarefa com a energia ligada, e é por isso que você deve sempre capacitá-lo para não fazer este tipo de escolha.
Equipamentos ou ferramentas danificadas
Seja você um profissional autônomo ou mesmo alguém contratado diretamente por uma empresa, é necessário ter em mente que você precisa trabalhar com ferramentas adequadas.
Às vezes para economizar as pessoas preferem utilizar uma ferramenta por mais tempo que o necessário. E pode ser que esta atitude o coloque em grande risco.
Se você sabe o que é NR10, então sabe que cada EPI e EPC (Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos) são necessários. Utilizar algo que não está em plenas condições de operação é um risco desnecessário.
Sem contar que dependendo do dano o risco pode até mesmo aumentar.
O que é NR10? Responsabilidade
Grande parte da NR10 é entregar uma soma de responsabilidades para cada profissional. Sendo divididas entre as empresas e os funcionários da seguinte forma:
Empresa:
- Precisa sempre informar os profissionais sobre os riscos que estão expostos;
- Qual houver qualquer acidente de trabalho com eletricidade, propor e adotar medidas corretivas e preventivas;
- Sempre promover ações para controlar riscos em todas as instalações elétricas;
- Oferecer sempre que necessário uma denúncia aos órgãos competentes.
Colaborador:
- Ter muita atenção em seu trabalho, procedendo de forma correta para garantir a sua segurança e a de terceiros que possam ser afetadas por seus erros;
- Manter todos os equipamentos de proteção em bom estado.
Equipamentos de proteção individual
Um dos grandes focos de toda a norma NR10 circula em torno dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs cumprem sua função de maneira bastante eficiente, e são desenvolvidos pensando na segurança do trabalhador.
Sempre que ele esquece de utilizar ou o faz de maneira errada, irá correr riscos que podem afetar a sua vida e a de terceiros.
Os mais comuns a serem utilizados são:
- Capacetes protetores
- Protetores auriculares
- Óculos de proteção
- Luvas de proteção
- Máscaras de proteção respiratória
- Mangas de proteção
- Calçados de proteção
- Uniforme de proteção
Todos estes equipamentos possuem versões e possibilidades diferentes. E serão utilizados de acordo com a situação e ambiente.
Onde me capacitar na norma NR10?
Tanto profissionais quanto empresas precisarão utilizar algum tipo de curso para conseguirem dominar todo o assunto. Claro, este curso precisa ser reconhecido e ter um conteúdo que possa abranger completamente os tópicos principais da área.
Em todas as opções encontradas por aí, a melhor disponível no momento sem dúvida é o curso de NR10 da Engehall. Uma excelente empresa com mais de uma década de desenvolvimento de cursos especializados.
Com o curso deles o profissional pode se capacitar por conta própria tirando dúvidas e sendo orientado pelos melhores professores da área. Que alias possuem muito conhecimento tanto prático quanto teórico.
Outro ponto bastante relevante é sem dúvida a possibilidade de se utilizar de uma estrutura online completamente acessível de qualquer lugar.
Assim o profissional que se capacita para melhorar o currículo não precisará gastar recursos e tempo com o deslocamento.
Nem ao menos terá que se dedicar de maneira exclusiva a um tipo de curso. Ele pode separar o tempo que tiver livre para se dedicar e se aprimorar. Muitas vezes sendo até mesmo os intervalos de um trabalho.
Entretanto a empresa que quiser capacitar todos os seus funcionários também poderá contar com treinamentos presenciais. Basta agendar para fazer os orçamentos.
O que o Curso de NR10 da Engehall traz?
O conteúdo é surpreendentemente amplo, e vai possibilitar toda a capacitação do profissional. Inclusive é um curso com certificado reconhecido em qualquer local.
Afinal de contas a Engehall é filiada ao CREA.
Entre os principais assuntos estão:
- Introdução à Segurança com Eletricidade;
- Técnicas em Análise de Risco;
- Possíveis riscos em Instalações e Serviços Elétricos;
- Medidas para Controle do Risco Elétrico;
- Normas Técnicas Brasileiras – Nbr da Abnt: Nbr-5410, Nbr 14039, etc;
- EPIs e EPCs;
- Rotinas de Trabalho e seus Procedimentos;
- Documentação das Instalações Elétricas;
- Proteção e Combate a Incêndios;
- Acidentes de Origem Elétrica;
- Primeiros Socorros;
Existe ainda mais conteúdos explorados para atingir todo o potencial necessário. Esta é só uma amostra.
O curso tem validade?
Sim, o curso possui uma validade de até 2 anos. Isto é necessário para que o profissional e a empresa estejam habilitados para receberem suas certificações.
Entretanto no site da Engehall você encontrará a opção de curso mais em conta para quem só precisa fazer a reciclagem.
Isto vale para quem trabalha com sistemas de alta potência ou não. Tudo se encaixa diretamente às suas necessidades.
Você receberá um certificado válido no momento em que o curso for concluído, e ele possui aceitação em todas as empresas do mercado.
Mas o certificado impresso também é enviado, porém pelos correios, podendo demorar alguns dias para chegar.
Quanto tempo o curso demora?
A duração total do curso online é de uma carga horária de 40 horas. Entretanto o profissional é quem vai ditar o ritmo da aprendizagem.
Assim, quanto mais tempo disponível e disposição ele tiver, mais rápido ele irá concluir. Mas se as coisas estiverem muito tumultuadas, tudo bem. Você não perderá o curso por conta do tempo.
Um dos pontos mais interessantes do curso em si é que você pode começar a fazer ele de graça! Ou seja, você começa, avalia a qualidade e só então efetua o pagamento necessário.
Toda esta parte é facilitada com divisões no cartão de crédito ou pagamento à vista.
Como conseguir
Se você quer realmente saber o que é NR10 e entrar de cabeça no mercado como alguém mais qualificado, basta clicar no botão abaixo:
Conclusão
Lembre-se, a segurança é um dos fatores principais de qualquer trabalhador na área da elétrica. Sendo assim é sempre bom estar em dia com suas certificações e novos conteúdos.
Então aproveite agora para começar um curso que vai revolucionar a sua carreira.
Por hoje é isso, qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto ou o curso não tenha medo de perguntar! Basta acessar a área de comentários logo aqui abaixo.
Até a próxima!