Os primeiros socorros podem representar a diferença entre a vida e a morte. A prestação dos primeiros socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem aplica as técnicas. O restabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for sua natureza, dependerá do preparo psicológico e técnico de quem presta o atendimento.
Esse atendimento é, ao mesmo tempo, importante e perigoso, um primeiro atendimento mal sucedido pode levar as vítimas de acidentes a sequelas irreversíveis. Para ser um socorrista é necessário estar disposto a se colocar em situações fora do ambiente de conforto.
Ao realizar qualquer tipo de atendimento deve busque tomar controle da situação. É preciso obter o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido, sobre a pessoa acidentada e as condições do local em que irá atuar. É importante observar se existem perigos que possam afetar o atendimento.
Esse capítulo apresenta ao aluno as informações do manual de primeiros socorros do Ministério da Saúde e discorre sobre todas as partes do atendimento, dentre elas:
- Avaliação do local do acidente
- Proteção do Acidentado
- Funções, sinais vitais e de apoio
- Kits de Primeiros Socorros
- Noções sobre lesões
- Priorização do atendimento
- Aplicação de respiração artificial
- Massagem cardíaca
- Técnicas para remoção e transporte de acidentados
- Práticas.